Pular para o conteúdo principal

Lavando as Roupinhas do Bebê


Quando você descobriu que estava grávida e começou os preparativos para a chegada do bebê, com certeza muitas pessoas lhe deram milhares de dicas e recomendações do que você deveria fazer, não é mesmo? Alguns pitacos é bom deixar pra lá, outros até dá pra aproveitar, mas tem aqueles conselhos de vovó que ficamos até com medo de não seguir, dê uma olhadinha no seguinte:

“Minha filha, você precisa lavar todas as roupinhas do neném com sabão de coco antes de guardar, hein! Mas tem que lavar na mão e separado de todas as roupas que não são do bebê”

Vai dizer que você nunca ouviu uma frase parecida com essa? Pois é, quando o assunto é higiene e saúde do neném, temos que tomar todos os cuidados que forem possíveis. A lavagem das roupinhas é realmente uma das mais importantes, pois evita que alergias e dermatites apareçam.


De fato, todas as roupinhas do bebê precisam ser lavadas antes do uso e é aconselhável usar o sabão de coco ou um sabão neutro, para que nenhuma substância fique na roupinha e possa irritar a pele da criança. A vovó também está certa quando diz para separar as roupinhas da criança dos demais membros da casa, porque o sistema imunológico do recém-nascido não está completamente estabilizado logo após o nascimento e impurezas ou bactérias podem se fixar no tecido dos bodies , macacões, mijões, casaquinhos... Alguns especialistas recomendam inclusive usar baldes exclusivos para o neném, que podem inclusive ser de uma cor diferente para não confundir com os demais, ou até mesmo combinar com o enxoval do bebê.

Os baldes também podem ajudar muito na questão da praticidade, pois durante o dia, são feitas muitas trocas, e para não acontecer um acúmulo de peças, você pode deixá-las de molho com sabão ao longo do dia e lavar tudo depois. Caso haja alguma mancha que será difícil de sair, você pode deixar de molho exposto ao sol por algumas horas, depois é só lavar normalmente.

Agora imagine quantos bodies, macacões, calças, camisetinhas, casacos, meias, pagões e blusinhas você terá que lavar antes da chegada do neném! É muita coisa, né? Para não acumular nada para a última hora, é ideal preparar tudo até o sétimo mês, depois disso você com certeza terá outras preocupações.


E tudo isso deve realmente ser lavado à mão, uma a uma? Hoje em dia podemos dizer que não, fique tranquila hehehe Com certeza, uma peça ou outra você vai fazer questão de manter esse processo, como as de linho ou de  e sapatinhosde tricot, e aconselhamos que isso seja feito. Mas devido à grande quantidade, não há problema algum em colocar as demais na máquina. É claro que com alguns cuidados, como por exemplo, colocar itens pequenos e roupinhas delicadas dentro de um saco próprio para lavagem ou até mesmo dentro de uma fronha, isso evita danos e mantém as roupinhas bonitas por mais tempo. Além disso, não é legal centrifugar essas peças mais delicadas.

Caso tenha alguma dúvida se alguma roupinha pode ou não ir à máquina, você pode consultar as indicações da etiqueta. Sabe aqueles símbolos que vêm em todas as peças? Eles são indicações da marca para que a roupinha seja preservada por mais tempo. Hum... você não sabe o que eles significam? Calma que vamos dar uma breve explicação e você verá que não é difícil.


Existem basicamente cinco símbolos, que são um baldinho, um triangulo, um círculo, um quadrado e um ferro de passar. Se você aprender o significado básico de cada um, fica bem mais fácil entender as subcategorias, então vamos lá!

Lavagem:

O baldinho significa lavagem na máquina. A partir disso entram as subcategorias, veja:

  •    Quando um baldinho estiver acompanhado de um número, representa a temperatura máxima permitida da água na máquina. Pode também ser indicado por pontos, sendo um ponto a temperatura mais baixa e três pontinhos a temperatura mais alta.
  •     Um baldinho com um risco abaixo significa que a lavagem é permitida, porém deve-se evitar a centrifugação.
  •      Se houver uma mão tocando o balde, significa que a peça deverá ser lavada à mão.
  •      Caso haja um X no baldinho, significa que não deve ser usado água na lavagem.


Alvejante:

O triângulo indica a permissão ou não do uso de alvejantes e suas subcategorias são:
  •  Se for apresentado somente o triângulo, pode-se usar qualquer tipo de alvejante.
  • Quando o triângulo estiver com dois riscos na diagonal, significa que somente alvejantes sem cloro podem ser usados.
  •  Um triângulo com a inscrição “Cl” em seu interior, significa que pode ser usado alvejante com cloro, desde que diluído em água fria.
  • Quanto ao triângulo com um X, não pode ser usado alvejantes.


Secagem:

O quadrado significa o modo que a roupa deve ser seca, sendo:
  • Um quadrado com um círculo no centro, significa que a peça pode ser seca em secadora. Caso haja um pontinho no centro do círculo, a máquina deve estar em temperatura mínima e duas bolinhas em temperatura máxima.
  • O mesmo símbolo citado acima, com um X, significa que não pode ser usada secadora na secagem.
  • Um quadrado com um meio círculo na parte superior, significa que deve ser seca em varal.
  • Três riscos na vertical no interior do quadrado significam que a roupa deve ser seca naturalmente e sem torcer, como pendurada em cabide.
  • Três riscos na horizontal indicam que a roupa deve secar em uma superfície plana.
  • Três riscos na diagonal, significam que deve secar à sombra.


Passar:
  •      O desenho de um ferro de passar roupa significa que é permitido o uso de ferro.
  •      A quantidade de bolinhas no interior, significa a intensidade da temperatura, sendo uma bolinha, temperatura branda e três bolinhas, temperatura alta.
  •      Um X sobre o ferro, significa que não é permitido o uso do mesmo.
  •     Quando há um X logo abaixo do ferro, em cima de uma representação de vapor, significa que a roupinha deve ser passada sem vapor.


Lavagem à seco:

O círculo representa que a roupa deve ser lavada à seco, portanto não cabe a nós. As lavanderias ou locais especializados que seguem essas indicações, mas é bom conhecer para saber quando devemos levar uma peça até um desses lugares.
  • Um círculo significa que a peça deve ser lavada à seco.
  • Quando houver um X sobre o círculo, a peça não pode ser lavada a seco.
  • Uma letra dentro do círculo significa o tipo de produto químico que pode ser utilizado na lavanderia.
  • Um risco abaixo do círculo indica que o processo deve ser suave e dois riscos, processo muito suave.


Varal cheio, roupinhas limpas e secas? Está quase acabando! Especialistas recomendam que todas as peças do neném sejam passadas à ferro, pois a alta temperatura reforça a higienização. Depois disso, é só organizar tudo no quartinho e aguardar a chegada do seu baby, que terá tudo prontinho aguardando sua vinda.


Gostou das informações? Conta pra gente se você já sabia o significado das indicações nas etiquetas e caso já esteja com seu neném nos braços, conte pra gente como foi sua preparação com as roupinhas. 😊❤

Até o próximo post,
Equipe Bebefacil.


Postagens mais visitadas deste blog

Especial: Bolsa Mommy, Masterbag - A bolsa que cabe tudo!

A Bolsa Maternidade deve ser grande o bastante para caber tudo que é preciso, pequena o suficiente para ser prática de levar a qualquer lugar, versátil essencialmente para combinar em qualquer ocasião e linda unicamente para ser tudo que você e seu bebê merecem!!   Esta é a Bolsa Mommy da Masterbag! Um Lançamento de 2018 que já conquistou muitas mamães e vai te conquistar também. 😍 Com dois grandes compartimentos principais, a Bolsa Mommy comporta todos os itens do bebê adequadamente. Uma das divisórias é térmica , perfeita para acomodar papinhas , mamadeiras , lanchinhos e sucos . Já a segunda, pode ser usada para guardar as fraldas , roupinhas e acessórios do bebê. Há ainda dois bolsos laterais que acomodam garrafinhas de água ou mamadeiras e um bolsinho na parte traseira, ideal para guardar objetos que precisam de acesso rápido pela mamãe ou papai. Além da alça tiracolo que já conhecemos e é removível, este modelo acompanha duas alças de mochila que pod

Você já conhece o sistema ISOFIX?

Desde 2010, o uso obrigatório da cadeirinha para transporte de crianças nos automóveis é assegurado por lei e sujeito à multa, caso a regra seja descumprida. Essa medida alterou totalmente o cenário do trânsito brasileiro e reduziu drasticamente o número de vítimas crianças em acidentes. Apesar de, felizmente, seu uso já ter se tornado comum, prender a cadeirinha de segurança no carro parece ser um segundo parto, né? O medo de fazer a instalação incorreta assombra muitos papais e mamães  de primeira viagem e a dúvida permanece incontáveis vezes. Com toda a evolução tecnológica dos últimos anos, as cadeirinhas  também evoluíram e hoje, podemos contar com um sistema que veio da Europa e já está ficando popular no Brasil, o ISOFIX . Vamos falar um pouco sobre ele para que você fique por dentro dessa novidade que será obrigatória no país a partir de 2020. As cadeirinhas comuns são presas com o cinto de segurança do próprio carro, o que muitas vezes pode reduzir a proteção

Hora do Banho

Já é fim de tarde e depois de muitas sonecas , mamadas e visitas, chegou a hora do banho!! 💦 Como foi o primeiro banho do neném em casa? Tem muita história sobre esse assunto para contar? Papais com medo de machucar esse ser tão pequenininho? Pois bem, hoje falaremos sobre o banho do nenê!! Os papais e mamães de primeira viagem sempre ficam apreensivos por esse momento e é normal! Com o tempo a prática vai sendo adquirida e tudo se ajeita, mas até esse dia chegar vão acontecer várias adaptações entre mamãe, papai e bebê. O lugar adequado, a posição da banheira , o horário, a quantidade de água, o sabonete, são tantas variáveis... Mas vamos com calma! Algumas dicas vão te ajudar. Primeiramente, é óbvio mas não custa lembrar, nunca, jamais, em nenhuma circunstância deixe o bebê sozinho no banho! Em questão de segundos tudo pode acontecer, então é melhor prevenir do que remediar, não é mesmo? Antes de começar o banho, deixe por perto tudo que você for precisar: troc