Pular para o conteúdo principal

Primeira Dentição


Seu bebê está um pouco irritado ultimamente? Está manhoso? Tem colocado a mão e vários objetos na boca? Sua gengiva está inchada e um pouco esbranquiçada? Hmm, tem dentinhos vindo por aí! 


Isso mesmo, esses são alguns dos sintomas que surgem quando os primeiros dentinhos do bebê estão nascendo. Esse é um processo que se inicia por volta do sexto mês, a partir da introdução alimentar, e pode seguir até os 15 meses de vida. Alguns bebês podem apresentar o nascimento dos dentinho já a partir do 4º mês, em contra partida, há bebês que chegam ao primeiro ano de vida sem nenhum dentinho na boca. Em todos os casos, é importantíssimo o acompanhamento de um pediatra ou odontopediatra durante o processo.

Até os 5 anos, as crianças deverão ter 20 dentinhos na boca e a ordem do nascimento acontece de acordo com as alterações na alimentação do bebê. Primeiramente os dentes incisivos, que cortam os alimentos, depois os caninos, que perfuram e rasgam os alimentos e por último, os molares, responsáveis por esmagar a comida durante a mastigação.


Como já dissemos acima, existem vários sintomas que ocorrem durante o processo da primeira dentição, entre eles:
  • Dor na gengiva e inchaço;
  • Irritação
  • Febre – A temperatura corporal do bebê pode aumentar um pouco, como em casos de qualquer outra inflamação.
  • Aumento do hábito de morder e coçar a gengiva.
  • Excesso de saliva, podendo fazer com que o neném babe mais.
  • Redução do apetite
  • Vermelhidão facial
  • Alterações gastrointestinais – Que pode ser justificada pelo ato de levar objetos e as mãos contaminadas à boca.

Outros sintomas como diarreia podem surgir, mas não é justificada pelo surgimento dos dentinhos, e sim pelos novos hábitos alimentares da criança. Em todo caso, se qualquer um dos sintomas acima for muito intenso ou persistirem por muitos dias, é aconselhável que o pediatra seja consultado.


O período de erupção dental é marcado pelos quatro dias anteriores e ou três dias posteriores ao surgimento do dentinho e para aliviar os sintomas, existem várias soluções caseiras, como:
  • Oferecer ao bebê, alimentos frios ou gelados;
  • Massagear a gengiva com objetos gelados, como escovas massageadoras e mordedores refrigerantes.
  • Usar mordedores, para que o bebê alivie a coceira.
  • Passar na gengiva um remédio homeopático que contenha camomila para acalmar a região.

Uma dica legal é colocar mordedores e alimentos como banana, maçã e cenoura (cortados em pedaços grandes para evitar engasgamento) no congelador e dar ao bebê. O friozinho dos alimentos e objetos melhoram a dor e acalmam os ânimos da criança. Caso você não possa ficar supervisionando quando oferecer um alimento ao bebê, existem alimentadores com tela que são uma ótima opção para evitar que engasgos aconteçam, principalmente se o nenê for muito novinho.

Em último caso, há pomadas e géis anestésicos que podem ser aplicados diretamente na gengiva, porém o uso deve ser feito somente com indicação médica ou de um dentista.


Para fechar o post de hoje, queremos frisar a importância dos dentinhos de leite no desenvolvimento da criança. Eles são responsáveis pelo correto desenvolvimento estrutural da face da criança e também pela correta mastigação e deglutição dos alimentos. É um processo importante e que merece todos os cuidados necessários.

Gostou do post de hoje? Conta pra gente qual foi ou está sendo sua experiência ao passar por essa fase. Pode comentar dicas, situações e histórias que nós vamos adorar! 

Equipe Bebefacil.

Postagens mais visitadas deste blog

Especial: Bolsa Mommy, Masterbag - A bolsa que cabe tudo!

A Bolsa Maternidade deve ser grande o bastante para caber tudo que é preciso, pequena o suficiente para ser prática de levar a qualquer lugar, versátil essencialmente para combinar em qualquer ocasião e linda unicamente para ser tudo que você e seu bebê merecem!!   Esta é a Bolsa Mommy da Masterbag! Um Lançamento de 2018 que já conquistou muitas mamães e vai te conquistar também. 😍 Com dois grandes compartimentos principais, a Bolsa Mommy comporta todos os itens do bebê adequadamente. Uma das divisórias é térmica , perfeita para acomodar papinhas , mamadeiras , lanchinhos e sucos . Já a segunda, pode ser usada para guardar as fraldas , roupinhas e acessórios do bebê. Há ainda dois bolsos laterais que acomodam garrafinhas de água ou mamadeiras e um bolsinho na parte traseira, ideal para guardar objetos que precisam de acesso rápido pela mamãe ou papai. Além da alça tiracolo que já conhecemos e é removível, este modelo acompanha duas alças de mochila que pod

Você já conhece o sistema ISOFIX?

Desde 2010, o uso obrigatório da cadeirinha para transporte de crianças nos automóveis é assegurado por lei e sujeito à multa, caso a regra seja descumprida. Essa medida alterou totalmente o cenário do trânsito brasileiro e reduziu drasticamente o número de vítimas crianças em acidentes. Apesar de, felizmente, seu uso já ter se tornado comum, prender a cadeirinha de segurança no carro parece ser um segundo parto, né? O medo de fazer a instalação incorreta assombra muitos papais e mamães  de primeira viagem e a dúvida permanece incontáveis vezes. Com toda a evolução tecnológica dos últimos anos, as cadeirinhas  também evoluíram e hoje, podemos contar com um sistema que veio da Europa e já está ficando popular no Brasil, o ISOFIX . Vamos falar um pouco sobre ele para que você fique por dentro dessa novidade que será obrigatória no país a partir de 2020. As cadeirinhas comuns são presas com o cinto de segurança do próprio carro, o que muitas vezes pode reduzir a proteção

Hora do Banho

Já é fim de tarde e depois de muitas sonecas , mamadas e visitas, chegou a hora do banho!! 💦 Como foi o primeiro banho do neném em casa? Tem muita história sobre esse assunto para contar? Papais com medo de machucar esse ser tão pequenininho? Pois bem, hoje falaremos sobre o banho do nenê!! Os papais e mamães de primeira viagem sempre ficam apreensivos por esse momento e é normal! Com o tempo a prática vai sendo adquirida e tudo se ajeita, mas até esse dia chegar vão acontecer várias adaptações entre mamãe, papai e bebê. O lugar adequado, a posição da banheira , o horário, a quantidade de água, o sabonete, são tantas variáveis... Mas vamos com calma! Algumas dicas vão te ajudar. Primeiramente, é óbvio mas não custa lembrar, nunca, jamais, em nenhuma circunstância deixe o bebê sozinho no banho! Em questão de segundos tudo pode acontecer, então é melhor prevenir do que remediar, não é mesmo? Antes de começar o banho, deixe por perto tudo que você for precisar: troc